quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O homem traído


Oi Fá! Você estava fazendo a divulgação do seu blog aqui em São Paulo, quando me deu o seu cartão. No começo fiquei meio desconfiado, mas chegando em casa resolvi conferir e me identifiquei no ato! Primeiramente gostaria de te parabenizar por sua coragem e carisma! Achei sua abordagem fenomenal e seu blog muito bem construído. Mas a minha dúvida é a seguinte: Tenho 38 anos e sou casado há 10. Amo a minha esposa e só a traí há uns 8 anos atrás de uma forma tão banal que realmente nem conta. Foi só uma transa mesmo, da qual até hoje me arrependo. Ela nunca descobriu e de lá pra cá construímos uma vida maravilhosa. Temos 2 filhos: um de 7 e outro de 5 anos. Acontece Fá, que de uns tempos pra cá, sinto minha vida conjugal desmoronando. Descobri há uns dois meses que minha esposa está tendo uma caso com um rapaz mais novo que eu, um colega da faculdade. Não sei como exatamente as coisas aconteceram, mas estou paralisado em esta situação. Na minha casa, tudo continua como antes. Ela continua igual e até ficou mais amorosa comigo. Fico olhando no fundo dos seus olhos e me pergunto como ela pode ser tão dissimulada. Já não sei o que fazer. Já pensei em exigir que ela deixe o curso, já pensei em me mudar de cidade junto com toda a família para afastá-la do amante, já me passou pela cabeça acabar com o casamento, mas não quero precipitar-me, afinal somando o tempo em que estamos casados mais os anos de namoro, já estamos junto há 16 anos! Temos uma família linda e não me imagino sem ela. Por outro lado, me dói demais saber que estou sendo feito de trouxa. Por favor, me ajude. Não tenho coragem de falar com os amigos sobre isso e não quero compartilhar com nossas famílias, pois todos ficarão revoltados com a situação. O que devo fazer? Obrigado.


É prezado anônimo, num relacionamento, não existe dor maior do que a de ser traído. Isso porque a traição envolve uma série de sentimentos, que vão desde a vergonha, a humilhação, a decepção e a desconstrução da imagem que foi erguida através dos anos de convivência com o(a) parceiro(a). Ou seja, uma vez descoberta a traição acontece literalmente um “desmoronamento”, que envolve toda a idealização construída em torno do parceiro, da confiança, da relação e do casamento. Você se sente fracassado e a autoestima fica completamente abalada. Realmente, é normal ter pensamentos desesperados e às vezes a saída mais digna seria encerrar a relação e “partir para outra”, tal como muita gente opta por fazer. Se você estivesse num namorinho, pode ter certeza que te aconselharia a “sair fora” dessa história hoje mesmo, mas a sua situação é mais complexa. Mas dentro desse contexto narrado por você, existem alguns aspectos que devem ser considerados, antes de ser tomada uma decisão drástica: primeiramente, assim como você teve no passado essa experiência banal, o que está acontecendo com sua mulher pode ser igualmente banal. Talvez esse “caso” não tenha a mínima importância para ela. Você também não pode desconsiderar que, os motivos que levam uma mulher a trair são totalmente diferentes que aqueles apontados pelos homens. Mulheres não traem por diversão ou aventura. Geralmente por trás da traição feminina existe algum traço de carência ou insatisfação com o parceiro, falta de atenção, perda da cumplicidade do casal. Então, faça um exame de consciência e analise seu relacionamento nos últimos anos e tente encontrar algum indício negativo que mereça ser ajustado. Por mais difícil que seja a situação, chame-a para conversar. Lute por ela e por sua família. Exponha o que sabe, demonstre seu sofrimento e sua vontade em não desistir do casamento. Não tome medidas extremas e nem lance mão de proibições, agressões verbais ou físicas. Este momento é muito delicado. Acima de tudo tente mostrar à sua esposa que o que vocês têm em termos de amizade, família, cumplicidade, e intimidade, é muito maior que qualquer caso passageiro. Por fim, adote atitudes que possam valorizar a vida à dois: façam uma viagem sem os filhos, busquem uma terapia de casal, não deixem de dar atenção ao sexo, saiam sozinhos, redescubram o prazer da vida a dois, namore sua esposa e mostre a ela que nenhum outro homem poderá completá-la a não ser você. E por fim, após tudo isso lhe dê outro voto de confiança e mostre a ela que esse “casinho” não foi o suficiente para abalar o homem que você é e muito menos a sua confiança, e que você é muito melhor e maior que qualquer outro homem que possa aparecer. E acredite meu amigo, pode ter certeza que não há nada mais atraente para uma mulher que ter ao seu lado um homem que se garante e que confia no seu taco! Vá por mim! ;-)

5 comentários:

Raíza Caroline Carvalho disse...

professora, eu estava aqui trabalhando quando vi a sua postagem, eu parei, parei o escritorio todinho pra todo mundo olhar...sua resposta foi divina, meu parabéns mais uma vez!

Glene Figueira disse...

Com certeza ela busca algo que não tem dentro de casa. Ou pode ter descoberto essa pequena aventura e está querendo se vingar. Mas acredito que não seja o caso de vingança, mas se de ir em busca de novos ares e o relacionamento está numa rotina bem maçante. Aconselho sim, apimentar essa relação e buscar algo mais interessante. Reveja seu visual, seu closet, dê um UP em você mesmo e faça com que ela te veja. Se ela insistir no casinho, aí o melhor mesmo é buscar novos ares. Dê a César o que é de César, pois muitos Homens ficam bem mais interessantes com idade. Se não der certo. Seja honesto com ela, chame para uma conversa, abra o jogo e leve sua vida pra frente. Filhos serão uma outra situação.
Fá, seu Blog está top demais. Super adorei!!!

Marco Antônio Omura disse...

Tudo é relativo...depende da maturidade de cada um...depende muito da auto-valorização! Se isso acontecer...não existe esposa e sim uma pessoa estranha! Mais fácil nesse caso é ignorar a situação e viver em outro lugar...pois, se consumou um erro! Isso vale tanto para o homem como para a mulher!

lulu disse...

Traição é algo muito dolorido mesmo, agora se vc a ama converse com ela e não conte isso para ninguém, pois o homem nessa hora é muito cobrado... Conheço mulheres que dizem amar seus maridos e os traem, porém um casamento sem graça e monótono levam muitas mulheres a traírem, por que não? Conheço maridos que se largam e são ausentes, o ser humano é tão complexo não podemos julgar sem estarmos na pele, então busque dentro de vc o que pode estar errado.Também já vi muitos casamentos sobreviverem a isso, assim converse com ela e se preciso procure ajuda de um profissional(psicologo) o que vc não pode é ficar nessa dúvida cruel. Se cuide...

Joceli disse...

Situação delicada mesmo, no entanto, concordo com a Fá quando ela orienta a vcs dois terem uma boa conversa. Eu sempre fui da opinião que nada melhor que um bom papo pra todos se entenderem. De fato, quando a mulher trai é porque existe alguma insatisfação no relacionamento. Ocorre que muitos casais (não sei se é o seu caso), deixam de lado o carinho, a cumplicidade e a conquista diária, por conta do casamento. Acreditam que chegaram "ao fim da linha", que estão garantidos e, por conta disso e da rotina, não dão mais aquela atenção ao outro. Isso é um perigo. O amor, da mesma forma como vem, pode ir embora rapidinho, pois ele deve ser cultivado todos os dias, como uma plantinha: diariamente tem que receber água, sol, carinho (e às vezes até poda!) sob pena de murchar e morrer. Assim sendo, volto a concordar com a Fá: arrumem tempo para se curtirem de novo, voltarem a namorar; aposte nos pequenos prazeres: bilhetinhos espalhados pela casa, flores sem motivo, uma ligação inesperada no meio da tarde pra dizer que está com saudades, ou simplesmente, surpreenda a pessoa com um "eu te amo" ao acordar. Lembrem um ao outro, todos os dias, o quanto são especiais. Vc vai ver, vai dar tudo certo. ;)